segunda-feira, 7 de julho de 2008

A Caminhar para a Igualdade de Género



Oitenta anos depois, o terceiro Congresso Feminista foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de Julho, com a participação de 500 pessoas e de 150 palestrantes e. A Fundação Calouste Gulbenkian e a Faculdade de Belas Artes enchiam-se de Mulheres e Homens e ressoava nos muros o passado, presente e futuros dos feminismos.

Na sessão de abertura Elisabete Brasil, presidente da UMAR (União Mulheres alternativa e resposta), associação organizadora do evento, desejava que a iniciativa fosse “ um marco histórico” para as mulheres e para o feminismo em geral. Durante três dias feministas de várias gerações e oriundas de várias localidades debateram ideias, preocupações, explicaram estudos, divergiram sobre soluções, contraporam posições, partilharam opiniões e experiências.

Nas várias sessões, muitas dimensões foram abordadas como a política, religião, emprego, saúde, média, casamento, educação, sexualidade, arte e literatura. Ana Paula Asório acredita quem em Portugal parece ainda haver “ barreiras intransgredível, assim obstáculos que se consegue vencer não faz cair novos obstáculos sendo sempre necessário lutar.

As “novas lutas e velhas lutas” são a procura de uma sociedade onde ser mulher não signifique ser inferior: ter menor acesso a cargos de chefia; uma sociedade onde os média não reflectem estereótipos e preconceitos dando uma ideia errada da mulher; onde as religiões não oprimem as mulheres nem lhe conferem o carácter de culpada por todos os males existentes; uma sociedade onde a mulher não seja invisível, explorada, violentada; uma sociedade sem sexismo e heterossexismo.

Assim nestes objectivos, feministas da segunda e da terceira vaga se juntam nestas lutas comum fazendo do feminismo um tema ainda de actualidade. Um congresso que se quer mais como “um início do que um fim”, como explicou a organizadora Salomé Coelho, “ mais uma vírgula do que um ponto final”.

Quer saber mais sobre os temas abordados

Mulheres nas Religiões

Prostituição em debate

Muitos dos participantes assumiram a causa LGBT estiveram presentes na Marcha a pedir direitos e igualdade para todos.

Veja o Video e as Fotografias da Marcha

Sem comentários: