quarta-feira, 18 de junho de 2008

Apoio à Selecção Nacional abalado com derrota face à Suíça

A derrota de Portugal face à Suíça provocou a publicação de posts, criticando a actuação dos jogadores da Selecção Nacional Portuguesa. “Portugal entrou bastante mal na segunda parte”, “uma grande oportunidade falhada”, “a Suíça é o vencedor justo”, “Portugal ficou a ver as moscas passar” foram as expressões divulgadas na blogosfera para qualificar a prestação dos futebolistas.

O Euro 2008 é um evento que tem vindo a marcar a agenda mediática. Os resultados dos jogos, assim como as futilidades ligadas aos jogadores são temáticos explorados pelos media, guiados obrigatoriamente pela objectividade e a imparcialidade dos profissionais. Neste sentido, ao contrário dos jornais online, os blogues pessoais têm a possibilidade de, para além de descrever os jogos, opinar publicamente sobre a temática.

A derrota de Portugal frente à Suíça, cujo resultado foi de 2-0, foi alvo de imensas críticas. No post ‘Portugal vs Suiça: Antevisão’, publicado no blogue Revista Futebolística, o autor Pedro Evangelista afirma que o “objectivo de Portugal é vencer e proporcionar um bom espectáculo”. Torcendo por Portugal, o blogger não manifesta a sua opinião em relação ao jogo, descrevendo apenas a decisão de Scolari em substituir os jogadores habituais por suplentes.

No blogue ‘Abrantino com Orgulho’ de Nuno Gil, o cibernauta aproveita para criticar directamente a actuação dos suplentes, tornando público o que, possivelmente, muitos apoiantes pensam. “As segundas escolhas mostraram que não querem ser primeiras e que muito provavelmente nem segundas deveriam ser”, comenta o blogger. Para além de criticar a desmotivação dos futebolistas, Nuno Gil contesta as “más e péssimas declarações” de Scolari quando explicou as alterações feitas na equipa. Nos media, críticas semelhantes não poderiam ser proferidas por um jornalista a não ser que fosse comentador desportivo. Neste sentido, a criação de blogues permite a plena exposição de opiniões emitidas pelo cidadão comum, evitando uma centralização de fontes.

O jogo entre a Selecção Nacional e a Suíça foi desvalorizado pelos apoiantes portugueses e pelos bloggers, que apesar de terem apontados certos pontos negativos, não derem tanta importância por ser um jogo de calendário. Mais uma vez, a escolha dos jogadores por “Felipão”, como refere o blogger Nuno Gonçalo foi apontada como deficiência que perturbou o desenrolar do jogo. “Quaresma pareceu displicente. Na defesa, notou-se a ausência de Ricardo Carvalho e o meio-campo sentiu a falta de um cérebro”, opina o cibernauta. Apesar de adoptarem uma posição crítica perante as ‘falhas’ ocorridas, os bloggers não deixam de apoiar e valorizar as competências futebolísticas da Selecção Nacional.

O blogue desportivo, Desportugal, afirma que a equipa portuguesa poderia ter vencido se tivesse “humildade”, pois considera que “Portugal tem futebol de sobra para a Suíça”. Slogans como “vamos continuar a apoiar a nossa selecção” circulam nos blogues.

Em termos gerais, os apoiantes mostram-se insatisfeitos face à derrota e usam as novas tecnologias, nomeadamente a Internet, usufruindo da sua liberdade de expressão. Os blogues pessoais são os meios utilizados para opinar, positiva ou negativamente, as temáticas abordadas, algo que não é possível fazer com os media tradicionais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas! Sem dúvida que a Internet, nomeadamente os blogs, são a maneira mais fácil de nos expressarmos livremente e fazer chegar aos outros tanto a nossa indignação como alegria perante um assunto!

Mas sou convicto das minhas opiniões e ideias e ninguém me tira da cabeça que a Selecção Portuguesa tem força e pode chegar longe!

Por um lado através da internet pode-se partilhar boas ideias, mas por outro, e infelizmente, podem partilhar-se más.
É que a maioria dos portugueses sofre de "negativismo agudo" e são demasiado volúveis! Basta ouvirem um comentariozeco negativo no meio de mil textos positivos que já têm isso em conta e de uma maneira viral toda a gente começa a pensar da mesma maneira!
Sim é verdade! O apoio à selecção foi abalado! Eu próprio que criei o EBAS (Este Blog Apoia a Selecção), vi o número de bloggers a aderir subitamente parar após o jogo Portugal vs Suíça!

Não nos podemos esquecer que todos somos portugueses e que a selecção está a representar-mo-nos! Temos de ter noção que a força não vem só de eles mas também do interior da nação, de TODOS NÓS! Não é por meros errou ou casualidades de uma vez que vamos desanimar e virar costas a algo que é nosso!
Somos Grandes! Basta acreditar nisso!

Obrigado por referir o meu blog.
Cumprimentos,
António Amorim
(www.loltuga.info)